quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Paraisópolis a Luminosa e Luminosa a Campista

Saímos cedo de Paraisópolis, a chuva do dia anterior deixou estragos pelo caminho!!!

O tempo ruim fez com que as roupas não secassem, e obrigou o Ademar a vestir uma camiseta da Cris...hummm uma graça... ele ficou num modelito "...vem ca meu...", pode conferir..
O primeiro trecho de hoje, Paraisópolis a Luminosa, é tranquilo.Pegamos chuva na maior parte da manhã, o que nos fez andar devagar. Chegamos perto da 12h em Luminosa, não almoçamos. Queríamos ganhar tempo para chegar em Campista. O trecho Luminosa/Campista é bem difícil!!!! Saímos de uma altitude de 900m e chegamos a 1.800m em 10km de serra.

O tempo ajudou, nem uma gotinha de chuva.

No meio da serra paramos para uma alongada básica, e para ficarmos um pouquinho sem as mochilas!

Terminando a serra, o clima mudou... principalmente porque chegamos no final do dia. Na verdade, chegamos na pousada em Campista perto das 19h. Resolvemos dormir no Marcinho e ficar lá durante toda manhã. Ele é uma graça de pessoa, o lugar é lindo e estávamos merecendo dormir um pouquinho mais!

Na pousada o quarto é coletivo... ficamos todos juntos...o que não dá muito certo... só besteira!!!!
Este é o Marcinho... sem palavras, um amor de pessoa. Ficamos horas conversando hoje pela manhã e com certeza ficaríamos muito mais se tivesse tempo. Eu sempre que faço o percurso, calculo uma forma de dormir no Marcinho. Sem contar o carinho, ele cozinha maravilhosamente bem!

O cardápio do almoço: trutas (pescadas pela Celita, Luiz e Ade).
O tempero: do Marcinho.
O resultado: quase morrer de comer!!!

Saímos de Campista as 13h rumo a Campos do Jordão para rever o Edson e a Marisa!
Com certeza será muito legal!!!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Estiva a Paraisópolis

Como ontem terminamos o dia bem , resolvemos repetir a dose hoje, ou seja, fazer dois percursos em um dia! Tudo certo até as 16h quando caiu uma chuva...meu amigo... bom... já chego lá!!
Os trechos não eram fáceis, mas também não eram tão complicados... pelo menos era como eu lembrava... e descobri que minha memoria não anda boa..hahaha...a Celita quase me matou!!!!

Pela manhã o tempo estava nublado, conseguimos andar bem e chegar cedo em Consolação. Na verdade eu não queria dormir em Consolação... o lugar é pequeno demais, a pousada meio claustrofóbica, entre outras cositas... para quem conseguia fazer de Borda a Estiva, Estiva a Paraisópolis seria bico.

Abaixo, eu no centro de Consolação!

Fizemos nossa primeira besteira que foi almoçar!!! Com o corpo cansado, parar para comer uma comida pesada, que é o que se tem por aqui não é uma boa idéia.

Ademar pegando uma caroninha com o Luiz!

Iniciamos o trecho da tarde pesados, com um ritmo bem mais lento, e a esta altura o sol tinha dado o ar da sua graça, ou seja.... tava dificil!!!!!

A Celita estava muito cansada e quando percebeu que o trecho não era bolinho...hahah...ficou louca.

O calor começou a ficar insuportável, e de repente a chuva... uma chuva sem fim!!!! Eu comecei a sentir muito frio, tremia inteira, sem parar. O terreno ficou muito perigoso e escorregadio, começamos a andar cada vez mais devagar e com muito cuidado, os desequilíbrios ficaram constantes.

O Ade preocupado com o meu frio, deu a camiseta dele pra que eu cobrisse os meu braços, a Cris deu um lençol que ela leva de apoio para que eu jogasse nas minhas costas. Nesta hora lembrei que tinha joelho... o terreno ruim somado a mudança de temperatura foram fatais!!! Andamos muito nesta situação.

Por sorte, faltando uns 5km apareceu um Jeep 74. Dona Virginia e seu filho Marcelo ficaram penalizados com a nossa situação e ofereceram carona. Sem chances de recusar!!! Dona Virginia vai fazer 50 anos na próxima semana e pediu para colocarmos o nome dela na Santa. Dona Virginia, depois dessa força você pode pedir o que quiser!!!!!

Sei que não é certo...mas 3km...naquela chuva...ahhh, com certeza a Santa perdoa!!!!

Chegamos animados no hotel, como mostra a foto, e amanhã faremos 2 trechos complicados, esperamos dormir em Campista.

Tomara que não chova!!!!!!!!!!

Lucato, tirei esta foto para o Marcelo!!! Veja a força da marca. Esta foto tirei em um vilarejo vizinho de Consolação. Lu não tem 20 casas...hahaha, mas tem Natura!!!

Borda da Mata a Estiva

A noite em Borda da Mata foi tranquila. Ficamos em um hotel longe do carnaval de rua e assim pudemos descansar.
Borda é uma cidade bonitinha, cheia de construções interessantes. Eu que adoro "casas", aproveitei para apreciar um pouco da arquitetura local.

Acordamos as 5:30min, tomamos café e saímos. O dia seria puxado, 18km até Tocos do Mogi e mais 21 km até Estiva.
Já na saída fomos parados por uma senhora, professora de educação física aposentada. Ela pediu para que chegando em Aparecida, pedíssemos para a Santa abençoar a família dela que tem o sobrenome Costa, principalmente seu filho caçula. Nos comprometemos a atender o pedido e seguimos.

O Luiz sempre sai andando conosco, depois de umas duas horas de caminhada ele retorna ao hotel, fecha a conta, arruma a camionete e vai nos encontrar no horário do almoço.

No trecho da manhã saímos de uma altitude de 950m, chegamos a 1.200m e voltamos a aproximadamente 1.000m. Subir ou descer não é necessariamente problema, o duro é que, como pode-se perceber no gráfico acima, é um sobe e desce o tempo todo...ou seja, ou se está fazendo muito esforço para subir ou sentido o impacto da descida. Acho que se somar tudo que subimos, daria para chegar no pico do Everest!!!Aí estamos nós, eu, a Cris, o Ade e a Celita.

Mais do que os morros, o que tem judiado bastante é o calor. Ele continua muito forte, as 8h da manha o sol já esta lá, firme e forte, e o calor insuportável. Eu neste dia tive brotoeja de calor, sabe aquela que dá em bebe na praia, pois é.. eu fiquei inteira empipocada do calor.

A Celita é a quem mais sofre... ela transpira muuuuuito!!! O calor judia bastante dela.

Chegamos bem em Tocos. O Luiz está nos esperando na beira da estrada. Churrasqueirinha montada..., franguinho grelhado..., refri geladinho..., vai, a gente tava merecendo!!!

A Celita resolveu não fazer o trecho da tarde, pois estava muito cansada, então seguimos eu a Cris e o Ade. Mas é claro que sem alongar nem pensar!!!! Tem ajudado muito, o meu joelho e o do Ade.

Saímos de Tocos perto das 13h, preparados para enfrentar o que vinha pela frente. Eu super feliz, pois até agora está correndo tudo bem, e as bolhas não deram sinal de vida.

O topo deste trecho fica a 1.300m de altitude e nenhum pedaço dele é tranquilo. Para fazer o trecho de 1.000m a 1.200m é de chorar. Pra variar eu quando fico nervosa e cansada me mato de dar risada, ainda mais com o Ademar, que quanto mais cansado fica mais besteira fala. Ele é capaz de produzir pérolas do tipo :" Dani..., mais vale ser um rico com saúde do que um pobre com doença!!!!" Pode?

Chegamos super bem em Estiva. Inacreditável!!!! Da primeira vez que fizemos este percurso, sofremos muito. Hoje, sendo ele o segundo do dia, nossa...tudo de bom!!!

Ontem não consegui postar pois a lan house estava fachada depois do jantar. E eu sinceramente não ia perder de jantar na Mãe Geralda, um lugar super simples com uma comida maravilhosa. O restaurante é tocado por uma família de negros, simpáticos e educadíssimos; servem um pão francês todo coberto com parmesão derretido que é dos deuses. Quando chegamos pra jantar lembrei do meu pai, o grupo que estava cantando no restaurante estava cantando Luiz Airão, "Aquele Lencinho", sabe qual... "o lencinho não dá pra enxugar o rio de lágrimas que tenho pra chorar...", meu pai tinha este LP e tocava muuuuito. Na sequência tomamos uma caipira de cachaça, uma cachaça muito boa, do jeitinho que ele também tomava!

Depois do jantar tentamos dormir, o que foi impossível. Na frente da pousada teve carnaval de rua até as 4h da manhã, parecia que a banda estava dentro do quarto. Mas ok...sobrevivemos.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Ouro Fino a Borda da Mata

Hoje saímos de Ouro Fino as 6h, um pouco depois do planejado. Nos enrolamos no café da manhã... conversa daqui, conta dali...e as horas foram passando.

O destino final é Borda da Mata, passando por Inconfidentes.

De Ouro Fino a Inconfidentes são aproximadamente 10km, saindo de 950 metros descendo um pouco e voltando 950 metros.

Chegando em Inconfidentes a parada obrigatória é no Bar do Maurão. Parar no Maurão vale a pena pelo pastel que está sempre sequinho...uma delícia, para saber do povo que sempre faz o caminho (por sinal, sabia que eu tinha me machucado da vez anterior) e principalmente porque ele é muito gente boa. Ele já fez o caminho 20 vezes!!!! Pode acreditar. Ele é da paz total, desta vez estava animado, nos contou que a neta dele esta fazendo Engenharia Florestal em Curitiba. Disse que o Jamil (ciclista que fez o caminho 7 vezes) ainda não passou por lá este ano, assim como a Dona Ursulina também não.

Nos despedimos de modo carinhoso, ele nos desejou boa viagem e disse aquela frase que faz toda a diferença: "Que Nossa Senhora acompanhe vocês!". Amém Maurão, que assim seja!!!
20 km separam Inconfidentes de Borda da Mata, saíndo de uma altitude de aproximadamente 950m subindo próximo de 1.000m e voltando a 900m, numa descida que, meu amigo, é de penar!!!!
O calor, que hoje estava especialmente insuportável, somado a um terreno difícil deu o resultado esperado... um desânimo geral nos primeiros momentos.

A Celita, no primeiro dia da caminhada, estava desesperada, ela olhava o caminho e dizia: "Nos não vamos subir aquele morro lá não, ne?" Eu e a Cris decidimos não desanima-la, então a Cris começou a falar que não era para ela se preocupar, que em 2h estaríamos em Borda, e eu jurava a cada morro que subíamos que tinham mais 3 pela frente.

Esta técnica deu certo por umas 3h, pois a gente fica tão cansado que não raciocina direito, é
engraçado, começamos a trocar a ordem das palavras na frase... essas coisas. Quando ela percebeu que estava sendo enganada..hahah, enlouqueceu, surtou...haha, começou a xingar de tudo quanto era nome...hahaha, eu e a Cris quase morremos de dar risada,... o cansaço somado ao desespero dela, só vendo pra crer.

Fizemos várias paradas durante o percurso. Não podíamos ver um banco ou uma sombra (sombra aqui é Mastercard - não tem preço), que estávamos tirando as mochilas!!! Muito sofrido pelo calor. Este é um dos trechos mais amistosos, não imaginei que seria tão difícil.

Mas para compensar todo o esforço tem uma paisagem que é única e linda!

No meio do caminho já estávamos quase sem água, mas pelo visto isto não aconteceu só conosco, pois assim que nos demos conta que a água estava para acabar, avistamos uma placa Água Potável a 3km. E realmente, depois de 3km ela estava lá! Graças!!!

Faltando uns 10km para chegar em Borda da Mata, em uma destas nossas paradas para descanso, conhecemos um senhor muito simpático, seu João Arthur. Para ser sincera, isso é o que mais gosto do caminho, as pessoas e o que elas tem pra contar.

Ele parou e como todos perguntou o óbvio: " Vocês vão para Aparecida? Vão a pé? Tão cansado?" e na seqüência falou, "...e, eu sei como é. Eu vou todo ano, mas não vou a pé, vou a cavalo. Eu vou sempre em janeiro, quando os meus filhos estão de férias da faculdade e vem pro sitio para tirar o leite no meu lugar." Bom, era tudo que eu precisa para começar a conversa.

O seu João Arthur tem 5 filhos homens e 1 moça, como ele diz. Todos com terceiro grau, menos o caçula que tem 15 anos. A moça é administradora de empresas e os dois mais velhos já são formados, os outros dois fazem engenharia, um deles elétrica e o outro mecânica. Disse que gasta em torno de R$4.000,00 para manter os filhos na faculdade, isso por que os meninos tem bolsa de quase 70%. O caçula de 15 começou este ano o segundo ano do médio. E nesta hora o olhinho do seu João marejou... ele disse: "...é, mas é desse que eu vou sentir mais quando ele for. Sei que tem que estudar, que faz bem e que não ocupa espaço. Mas já tenho 62 anos, há 50 tiro leite. Esse menino é tudo pra mim, é o que mais me ajuda. Aqui é tudo muito duro, os morros são de matar, não dá para mecanizar a lavoura. Se ele for embora, vai acostumar na vida boa...haaa não volta mais." O seu João é muito consciente e disse que acredita na agricultura, pois criou os 6 filhos com o dinheiro vindo desta terra, mas ele não quer tirar o direito do menor de ser doutor como os outros. Embora tema por isto, disse que consegue ajudar os filhos com o dinheiro da terra, e se ele faltar, vier a morrer, não sabe bem como os filhos doutores vão se virar. De tudo que ele falou me chamou a atenção a conclusão dele: "...todo mundo se importa só com dinheiro, deveríamos ficar felizes de sermos perfeitos... braços, pernas, etc... pois isto é difícil conseguir quando não se tem. Agora dinheiro tem bastante é querer ganhar!" Nos despedimos de seu João. Disse a ele que vou pedir a Santa para iluminar a decisão do caçula. Ele agradeceu!!!

O caminho longo e difícil fez com que nos atrasássemos, e o Luiz, preocupado, veio nos resgatar. Mas não foi preciso... dispensamos o serviço e terminamos o caminho as 14h, em baixo de uma chuvinha leve.

O dia foi assim. Haaa, o joelho...incomodou um pouco, mas tudo sob controle!

Amanhã vamos fazer dois percursos em um dia, sendo que o percurso da tarde é de pesado!!! Vamos de Borda da Mata a Tocos do Mogi (18km) e de Tocos a Estivas (21km).

Bom deixa eu voltar pro hotel para lavar minha roupa.

Até mais...

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Retorno ao Caminho!!

Depois de exatos 6 meses, aqui estou!

Mesmo sabendo que fisicamente fiz a opção correta em agosto, ou seja parar o caminho e voltar pra casa, sinceramente eu não estava bem com esta decisão. Precisava voltar e terminar o que comecei.

Então... com o coração na mão... uma ansiedade sem fim, preparei as malas e pé na estrada!!!

Desta vez aumentamos a "comitiva" não estamos mais a Cris e eu, o Ade marido da Cris veio junto para fazer os 288 km faltantes. Haaaaa... virão também a Celita e o Paltanin, com uma camionete 4x4 traçada para servir de carro de apoio. Nós, eu a Cris e o Ade começamos dia 20/02, já a Celita e o Paltanin chegam no final do sabado.

Eu, no saguão do hotel em Andradas.

Saímos de Curitiba na quinta , dia 19/02 as 23:20 min, e chegamos em Andradas as 11:30 min do dia 20/02, ou seja... mais de 12 horas de viagem. Triste...não!!! Cansada..não!!! Com medo..muito!!! Queria muito estar ali, mas chegar muda tudo, traz pra perto todo o medo, o receio, a frustração... enfim tudo aquilo que deixei aqui dia 21/08/08.

Resolvemos almoçar, comprar frutas e água antes de sair, pois de Andradas a Serra dos Limas não existe nada... nada..., nada não... na verdade existe uma serra dura, você vai de aproximadamente 800m a 1.200 de altitude em 17km. Passar no mesmo lugar onde desisti foi estranho... saímos quietos de Andradas, chegando no ponto que desisti....foi automático: eu olhei pra Cris, que ja estava me olhando, não precisei dizer nada, ela acenou um sim com a cabeça, como se me dissesse "eu sei, foi aqui", me deu um nó na garganta... resolvi abaixar a cabeça e me concentrar no que importava, ou seja, em tudo que ainda tinha pra andar.

Engraçado como tudo muda. Desta vez já não me importa ser mais rápida ou fazer 2 percursos em um único dia, o que importa é fazer um pouco mais do que pude fazer da ultima vez!!! Parece bobo, mas a cada trecho fico feliz, muito feliz, pois estou conseguindo!

Assim foi nosso primeiro dia, conseguimos fazer os 17km com muita dificuldade, muito calor. Saímos de Andradas perto das 14h e chegamos perto das 18h na Casa da Dona Natalina. Meu Deus.... o que é a Dona Natalina???? Um sorriso amigo e feliz...qdo nos viu disse pra Cris: - Estava preocupada com vocês! Vocês não iam vir antes???

Bom... explicações dadas e banhos tomados, a Dona Natalina colocou a mesa da janta!! Arroz, feijão, couve, bisteca de porco, ovo frito e toucinho. Um manjar dos deuses, um tempero maravilhoso, tudo isso acompanhado de um papo gostoso e amigo, destes que rafaz a alma da gente, rimos muito. A esta altura o cansaço ja não contava.

Mesmo assim resolvemos dormir cedo...cedo as 20h estávamos dormindo. No sábado, levantamos as 5:30h, nos preparamos (os pés) e saímos rumo a Ouro Fino.

O Ademar começou a sentir o joelho, o meu também deu sinal de vida, agora o esquerdo, mas bem de leve. Tomamos uma decisão: vamos alongar a cada 2h. Fizemos isso, e ajudou muito.

O trecho de Serra dos Lima à Barra é lindo

O Ademar que nos incomodou ontem o dia todo por termos comprado fruta, defendendo a idéia de que não era necessário e que o peso era muito... mudou de idéia rapidinho no meio da manha... morto de fome comeu as frutas dele... e qdo percebeu que tinha acabado, resolveu comer as cascas, inclusive da banana!!!! Mentira???? Vejam as fotos..hahahha

Chegamos no Bar da Zeti, em Crisólia, as 11:30, ela como sempre animadissima!!! Pedi um guaraná gelado!!! Guaraná na Zetti é Tubaina, meu Deus...que gosto de Vô Pedro! Tomei duas. Um misto de falta de açúcar e saudades.

Alí encontramos um casal animado, rimos muito, pra variar. Saímos de lá, eu e a Cris fomos comprar um sorvetinho e o Ade pilhas, pois enquanto ele não se entender com o seu GPS , não vai sossegar. Troquei o tênis pela papeti, acho que foi uma boa idéia!!! Nada de bolhas até agora, um milagre pra mim!!!

Saímos rumo a Ouro Fino, um calor de 40graus, um inferno verdadeiro!!!

O cansaço bateu... o sol de matar... então para matar o tempo...resolvemos cantar, cantar musicas bregas. Vocês não imaginam o meu repertório, o Ade disse que sei tudo que é música de corno..hahha... cantamos de Chico Mineiro a Fio de Cabelo. Quando o repertório foi terminando, lembrei que estava com o ipod...ou seja... vamos ouvir música e cantar... nossa foi uma super idéia, o tempo passou e chegamos relativamente bem em Ouro Fino.

E como dizia o meu pai, "Como Deus é Pai e não é padrasto", conseguimos uma pousada bem querida para ficar... com direito a internet e tudo, um luxo indescritivel para o caminho.

Ficamos preocupados na chegada, com a demora do Luiz e da Celita. Mas não demorou eles aparecerem mortos...hahahaha...

mas com a camionete cheia de frutas!!!

Acho que este caminho promete!